Lição #1 de 3:

O que eu descobri sobre Estratégias de Publicidade Online para Gerar Lucro de Verdade para o meu negócio, Todos os Dias no Brasil


"Uma visão que ERA de futuro, e hoje é um PRESENTE inquestionável"

De: João Paulo Pereira

Pará de Minas, MG

Caro amigo, 

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é assistir filmes e séries. Eu não sei você, mas eu adoro uma boa história.

O legal e ao mesmo tempo engraçado é que, ao passar do tempo que vendo produtos e serviços na internet, as estruturas para prender e vender os filmes e séries se tornam mais claro pra mim…

E porque eu estou falando isso?

Não sei, mas achei necessário colocar aqui para você também mudar a visão sobre o mundo, e pensar que em tudo existe uma venda! Seja de ideia, produto, serviço, ou até de tempo… (filosofando)


Voltando ao assunto desta lição...


Para você entender esse novo modelo de Publicidade na Internet eu preciso te explicar como era a Publicidade até alguns anos atrás (na verdade para algumas empresas, ainda é uma realidade)

No Netflix existe uma série chamada MadMen, e é uma das séries que eu mais gostei de assistir… 

Basicamente, Mad Men relata a rotina em uma agência de publicidade de Nova Iorque dos anos 60.

O ponto legal da série é mostrar os costumes e a vida da sociedade americana de 1960, como o comportamento, os figurinos, os locais e as pessoas.

Sobretudo, ela trata sobre a vida do publicitário Donald Draper com seus desafios diários da publicidade da época e dos seus colegas de trabalho.

E o ponto que eu quero chegar é como era feito o trabalho deles… 

Nesse tempo as empresas não conseguiam anunciar em jornais, rádios e até um pouco depois para as TVs, sem antes passar pelas agências.

Claro, se você é um empresário de alguns anos já sabe a semelhança que vivíamos a alguns anos atrás.


O fato é que, até uns 7 anos atrás para você conseguir mais clientes para sua oferta era simples: 

Contratava uma agência de publicidade e entregava toda sua verba de publicidade para ela, logo depois ela criava peças publicitárias caríssimas e o que sobrava da sua verba ela comprava espaços nos jornais e rádios da sua cidade.


Tenho certeza que algumas pessoas que estão lendo isso se identificaram com isso.


O grande problema disso é que as agências cobravam caro, e os jornais e rádios também. Isso acabava limitando e muito o início ou até crescimento de alguns empreendimentos.

Até porque se você tem algo para vender, você precisa de pessoas para comprar aquilo, e Publicidade SEMPRE foi o melhor caminho para ATRAIR essas pessoas.


Bem, o tempo passou, e a atenção das pessoas se tornou escassa…


E não só isso, os hábitos das pessoas mudaram, e mudaram muito! E pense aí comigo, mudou em uma velocidade que você talvez não esperasse.

Hoje as pessoas não leem mais jornal impresso, não escutam rádios, outdoor então nem se fala. 

Você para o seu carro no sinal e a última coisa que você olha é para o outdoor daquele sinal… (E pensar que pode ter alguma empresa que pagou uma pequena fortuna para anunciar ali, onde ninguém presta atenção)

Cada dia mais a atenção das pessoas está no DIGITAL, em redes sociais e afins.

Você pode estar se perguntando, o que tem haver isso com a publicidade antiga?

Boa pergunta!

A internet se tornou uma ferramenta democrática e EFICIENTE  de divulgar produtos e serviços, e seja ele online ou físico.

Hoje o crescimento do empreendedorismo aumentou muito, e isso sem sombra de dúvidas se deu pela facilidade de divulgação dos produtos e serviços.

Quanto mais publicidade você faz, mais pessoas veem o seu produto, e mais você vende! Isso é um fato!

A Internet era o "Futuro", e hoje é a ​sobrevivência do seu negócio.

Nós passamos por grandes revoluções nas comunicações nos últimos 10 anos.

Tivemos o MSN, Orkut e logo depois o Facebook, e não parou por aí…

Veio o Instagram e depois o Whatsapp, consolidando as comunicações digitais e fazendo todo um mercado de comunicação se reinventar.

Eu mesmo não recebo mais de 1 ou 2 ligações por dia, mas conversas no whatsapp são minuto a minuto quase.

O interessante disso é que se tornou barata a comunicação, antes para você conseguir ligar para todos e conversar livremente você teria que fazer planos caros com as operadoras, aqui na minha cidade um plano da extinta Telemig(hoje vivo) era quase um rim…

Com a publicidade não foi diferente, o que antes era caríssimo, e dependia 100% de agências de publicidade, se tornou democrático e barato criar publicidade online.

Hoje com APENAS 5 REAIS POR DIA você consegue anunciar o seu negócio para sua cidade, região ou até mesmo para o Brasil, no Facebook e Instagram.

Claro que não para todo o Brasil, e a lógica de que quanto mais dinheiro você investe, mais pessoas veem o seu anúncio, é verdadeira.

Mas lembra quando você precisava contratar agências, e os 30 segundos na rádio era um rim, pois é, hoje na internet você consegue começar com pouco e a medida que for vendendo você pode ir aumentando o investimento.

E aqui vai uma dica fundamental que vamos tratar na outra lição: 

Você não precisa de toda a internet, você precisa de uma parcela interessada naquilo que você vende!

Infelizmente muitos empreendedores ainda estão nos tempos do MadMen, e continuam colocando dinheiro e mais dinheiro onde não vende mais, não atrai mais, onde não tem mais a atenção das pessoas…

Mentira?

Veja essa matéria abaixo:

É realmente triste ver pessoas perdendo seus empregos por causa da mudança, mas ela é necessária e não tem volta!

Hoje focar em publicidade digital não é mais o futuro, é o presente, e o seu negócio depende disso!

Qualquer pessoa pode Aumentar em 2X a atração de clientes do seu negócio, hoje mesmo!

Voltando ao ponto dessa lição, hoje é extremamente simples criar anúncios nas redes sociais, e sim, anúncios pagos.

Se você é sério, e quer ter sucesso, você precisa destinar uma verba para ATRAIR pessoas para sua oferta! 

Publicidade Online, Anúncios pagos é a certeza que você controla a catraca do seu caixa! (juro que eu escrevi caixa registradora, mas apaguei depois kkk)

Como já disse aqui você pode começar com apenas R$ 5 reais por dia, e não precisa ser todos os dias, é apenas uma estimativa!

Vou passar agora uma rápida lição de como você pode criar o seu primeiro anúncio no Facebook e Instagram ainda hoje!

A primeira coisa é escolher qual o objetivo da campanha de anúncio que você quer:

Eu basicamente uso 3 objetivos como principais no meu negócio, são eles:

Tráfego: Nada mais é que levar o maior número de pessoas para um link específico. Ex: Tenho um artigo no blog e quero levar o maior número de pessoas para ler este artigo.

Visualização do Vídeo: Este objetivo vai entregar o seu anúncio para o máximo de pessoas que tendem a assistir aquele vídeo, ou seja, aumentando a visualização daquele vídeo. Ex: Gravei uma palestra e quero que muitas pessoas assistam aquele vídeo. 

Conversões: Aqui você diz para o Facebook que você quer o máximo de cadastros, ou vendas no seu site. Ex: Tenho um ebook gratuito para construção de lista de emails, quanto mais cadastros conseguir mais conversões eu vou ter. 

Logo depois você pode escolher a localização do seu anúncio:

Você pode simplesmente colocar a sua cidade ou região, e começar a criar anúncios para eles, assim você DIRECIONA o seu anúncio para o público realmente interessado no seu produto ou serviço, caso seja um negócio local.

E aí vem uma parte que poucos sabem, mas você pode criar anúncios para o Instagram no Facebook, e porque isso?

O Facebook é dono do Instagram, e também é dono do Whatsaap, ou seja, ele está mais presente na sua vida do que a garrafinha de água que você bebe todos os dias.

O interessante disso é que você pode tanto criar anúncios de forma separada, só para o Instagram ou Facebook, ou criar campanhas para os dois.

Existem empresas que vendem mais no Instagram, e outras que vendem mais no Facebook (assim como eu), e você pode começar a SEGMENTAR o seu anúncio para onde o seu retorno será maior (na próxima lição vamos tratar de segmentação)

Aí vem a parte essencial nos negócios, a verba de publicidade:

Você tem que se comprometer com o seu negócio para que ele dê certo, e acreditar que abrir as portas ou criar um site será a certeza de vendas, é o atalho mais provável para o seu fracasso!

Criar público, audiência para o seu negócio é o que fará o dinheiro entrar no seu caixa, esteja certo disso… eu nunca vi uma venda acontecer sem ter uma pessoa comprando, logo quanto mais pessoas, mais vendas!

Até aqui nós apenas configuramos o seu anúncio, agora nós vamos criar o anúncio em si, aquele post que irá aparecer para os seus clientes:

Eu fiz questão de grifar o banco de imagens gratuitos, pois existem mais de 100 mil imagens gratuitas que o Facebook disponibiliza para você criar os seus anúncios, ou seja, não precisa ser um expert e nem ter um fotógrafo a disposição para criar anúncios bonitos.

Resumidamente este é o processo para você criar o seus anúncios no Facebook e Instagram, e isso leva menos de 5 minutos do seu dia, pode acreditar!

O seu negócio precisa que você mude, antes que ele não exista mais!​

O que te mostrei aqui são fatos, não projeções…

Espero sinceramente que você tenha aprendido e se conscientizado da importância que a Publicidade Online tem hoje, e mais, a parcela que ela está se tornando.

Por que eu falo isso?

O mundo está cada vez mais digital ou offline?

COM CERTEZA DIGITAL

A tendência é que cada vez mais a Publicidade e Vendas Online se tornem predominantes, mais do que já são hoje.

Por isso é importante acompanhar essa série de lições onde eu vou te mostrar Como Você pode Transformar Anúncios na Internet em Dinheiro no seu Caixa.

Na segunda lição desta série nós vamos falar sobre segmentação, como você pode criar uma mira laser na internet para atrair apenas pessoas realmente interessadas em comprar de você.

Se você está gostando dessa série por favor deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe com seus amigos.

Um grande abraço e nos vemos na próxima lição.