O Segredo por trás das Estratégias Bem sucedidas com Many Chat

Como aumentar as suas vendas nas Redes Sociais com menos esforço e menos investimentos

#Aula 1 - Tem gente achando que você é um herói e você nem desconfia.

Tudo começou quando eu ouvi a seguinte frase:

“Sr. João Paulo, a sua lista está suja e é preciso fazer uma limpeza periódica na sua lista, removendo os e-mails que não engajam.”

Se você acha que eu falei grego eu tenho que te dizer duas coisas:

  1. CUIDADO
  2. Sorte a sua

Essa foi uma conversa que eu tive com a moça do suporte de uma empresa de disparos de e-mails.

Limpar a lista, significa deletar aquelas pessoas que não estão abrindo os seus e-mails em determinado período.

Se você nunca ouviu falar disso, CUIDADO. Isso é importantíssimo em qualquer ferramenta que você tenha cadastro de pessoas e faça disparos de mensagens, pois se insistir muito em quem não vale a pena, pode manchar a reputação dos seus emails nas ferramentas de email marketing.

 

(Engraçado que essa lição serve para qualquer coisa na vida, não vale à pena insistir em quem não tem mais jeito.)

 

Bom, mas o que me deixou muito irritado com essa frase, foi a sugestão dela que era para que eu eliminasse mais de 30% da minha lista de e-mails porque a ferramenta deles não estava trabalhando conforme o previsto.

Se você alguma vez já tentou vender utilizando os tradicionais disparos de e-mail, muito provavelmente você já olhou aqueles números de taxas de abertura de 5%, 10%, 15% (quando muito) e pensou:


  • Eu tenho todo esse trabalho, gastei um caminhão de dinheiro para construir uma lista  e só 10% abre?!

 

E agora a atendente do suporte estava sugerindo para eu deletar mais de 30% da minha lista que talvez nunca estiveram entre os 10% que abriram?

Só para te ajudar a entender o que é isso eu vou revelar os meus números:

Hoje eu tenho uma lista de email com 71.387 contatos, se eu tirasse 30% dessa lista daria: 21.416 emails indo para o lixo, sendo mais claro, a média do custo desses contatos foram de R$ 3, ou seja, eu estaria jogando no ralo: R$ 64.248 (21.416 X R$ 3 = R$ 64.248)

 

DESESPERO TOTAL….

 

Eu passei noites pensando como eu poderia reverter aquela situação. Afinal, eu não tinha nenhuma garantia que se eu jogasse aqueles e-mails na lixeira, minhas vendas aumentariam.

E, de verdade, eu estava com um aperto no coração de jogar fora mais de R$ 64.000 reais que eu gastei para construir aquela lista.

Foi aí que eu, antes de tomar qualquer ação, passei a buscar alternativas de como reverter aquela situação.

  • Será que eu devo trocar de ferramenta de e-mail?
  • Ou será que meus títulos dos e-mails são tão ruins a ponto de chamar à atenção apenas 10% da minha lista.
  • Ou ainda, será que eu construí a minha lista de e-mails de maneira errada?

 

Para a minha surpresa, a resposta foi não para todas as perguntas.

Eu fiz uma pesquisa mais inúmeros amigos e até desconhecidos que utilizam estratégias para vender com e-mails e todos falavam a mesma coisa: as minhas taxas de abertura são de aproximadamente 10% ou até menos.

E como resolver isso?

Para mim estava muito claro: se eu aparecer mais eu vou vender mais.

Não tem segredo.

Fazendo uma simulação: se de cada 100 pessoas que vissem a minha oferta, uma comprava, quanto mais pessoas vissem, mais vendas eu iria fazer.

Faz sentido para você?

Coincidentemente, nessa época o Manychat, que é uma ferramenta de automação de chats pelo Facebook estava chegando no mercado.

E minha teoria foi mais do que confirmada.

Quando eu passei a utilizar, eu tive picos de vendas que eu já tinha conquistado antes, porém com muito mais esforço e muito mais investimento. E sabe qual foi a diferença?

Eu passei a ter no mínimo 3x mais aberturas nas minhas mensagens.

Se você conseguir que mais pessoas recebam sua mensagem, vai ficar muito mais fácil vender.

E é por isso que essa aula de hoje é importante.

Em uma escala de 0 a 10, quanto você acha que uma taxa de abertura de 90% pode fazer diferença no seu negócio?

Bom, a resposta parece meio óbvia e uma taxa de abertura acima de 50% é meio difícil de acreditar, mas a verdade é que depois que eu comecei a aplicar o Manychat no meu negócio foi isso que aconteceu:

  • Mais aberturas...
  • Isso gera um número maior de cliques...
  • Com isso um número maior de pessoas estão vendo a oferta...
  • E final, eu vendo mais.

As empresas hoje em dia fazem “quase” tudo certo

Você anuncia, quem não compra com você na hora se cadastra e você se relaciona com essa pessoa até fazer uma venda.

Essa é a lógica das empresas que atuam na internet.

A única falha nesse processo é que esse relacionamento em geral é feito apenas por uma única ferramenta, que é muito importante para a estratégia, mas que deixa 90% dos seus contatos sem nem tomar conhecimento da sua mensagem.


Se você vende apenas disparando e-mails, comprando 100 leads e está conseguindo falar apenas com 10, eu acho você um herói. Comemore!


Eu também já vendi dessa maneira e sei que funciona, porém o que me incomodava em usar apenas o e-mail é que eu fazia um esforço enorme para fazer boas campanhas no Facebook, comemorava quando eu pagava centavos ou R$1 que fosse por cada novo cadastro, mas no fundo, no fundo, eu não pagava R$1, estava pagando R$10.

Porque de cada dez e-mails que eu mandava, só um iria abrir.

Era muito esforço e muita grana que vai pelo ralo.

Eu sempre me perguntava: Estou fazendo da maneira correta?

Um amigo meu me ensinou algo que fez muito sentido para esse momento que estava vivendo:

“Como eu posso vender a mesma quantidade (ou mais) com menos esforço”

Em outras palavras, será que eu preciso investir mais, suar mais, para manter ou melhorar os resultados?

Ou tem alguma coisa que eu possa ajustar ou melhorar o desempenho?

Foi aí que eu aprendi uma lição muito importante:

Quem aparece para mais pessoas, vende mais.

E eu não tenho dúvidas que as taxas de 10% estavam sendo uma âncora para as minhas vendas.

Hoje eu sei porque o Manychat funciona tão bem e tem taxas de abertura acima de 40% (chutando baixo):


  1. Muito mais pessoas têm o Messenger do Facebook instalado no celular do que o aplicativo de e-mail.
  2. Ele é instantâneo, as pessoas estão acostumadas a olhar mensagens do Messenger na hora que elas chegam, diferente de um e-mail que muita gente marca como não lido para ler “depois” e quando juntam muitos, elas apenas selecionam vários de uma vez e deletam, para limpar a caixa de entrada.
  3. Eu não sei você, mas todo mundo que eu conheço, abre as redes sociais muito mais vezes por dia do que abre a caixa de e-mails
  4. É uma ferramenta excelente para tirar pequenas dúvidas, muitas vezes a venda não ocorre por causa de uma pequena dúvida e, diferente do ManyChat, o e-mail é uma via de mão única, você fala e o seu cliente não pode responder por ali porque tem um noreply@amazon.

Já parou para pensar nisso, a pessoa vê a oferta, gosta, quer apenas tirar uma dúvida simples, coisa de segundos, mas tem que sair do e-mail e procurar o chat no site.

É muito trabalho para quem está acostumado com a facilidade de hoje em dia.

E lá se foi uma venda perdida…


IMPORTANTE: Não adianta fazer de qualquer jeito

Quando eu comecei a utilizar o Manychat, meus resultados apresentavam uns picos de faturamento que eu antes tinha muito mais esforço para conseguir.

Porém eu conversava com algumas pessoas, eu vi alguns relatos de gente que reclamava bastante, que os leads do Manychat não compravam, que não tinham resultado nenhum, que muita gente acaba bloqueando as mensagens…

E para mim isso não fazia sentido nenhum, porque minhas vendas estavam acontecendo, minhas menores taxas de abertura eram de 70% mais ou menos e as pessoas que eram impactadas no Manychat acabavam comprando mais cedo ou mais tarde.

Até que um dia eu descobri porque eu vendia, ou porque aquelas pessoas não vendiam:

Faltava uma estratégia correta.

Quem não estava vendendo é porque pensou no Manychat como uma tábua de salvação.

Já viu aqueles filmes de naufrágio, tipo Titanic, que as pessoas ficam procurando uma tábua para se agarrar e pensam nela como a solução dos problemas.

O Manychat não resolve seus problemas sozinho.

Aliás ferramenta nenhuma.

Você precisa de uma estratégia, que comece desde a captação desses leads pelo Facebook e inclua o Manychat para facilitar a sua comunicação com essas pessoas.

Bom, essa lição está ficando muita extensa e eu quero que você entenda uma coisa por vez para que possa realmente utilizar o ManyChat da maneira correta no seu negócio.

Eu gostei tanto desse tema que estou até produzindo um treinamento sobre isso, falta só validar uma última estratégia, mas em breve eu te dou mais detalhes.

NÃO PERCA

Na lição 2 eu vou te falar sobre os 2 erros mais comuns que as pessoas cometem com o Manychat, se você errar nisso, prepare-se para pedir empréstimo no banco.

Na lição 3 vamos ver as estratégias que eu utilizei para ter sucesso com o Manychat e aumentar minhas vendas.

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