O Segredo por trás das Estratégias Bem sucedidas com Many Chat

Como aumentar as suas vendas nas Redes Sociais com menos esforço e menos investimentos

#Aula 2 - Leads não Existem, o que existe são pessoas

Eu acho que desde que mundo é mundo, o ser humano sempre busca fazer o que é mais fácil e cômodo. Isso é ótimo, porque é neste momento que a criatividade entra em jogo. Todo dia surgem inovações

que facilitam nossa vida, não é porque sempre foi feito de determinada maneira que precisa continuar sendo feito.

Por exemplo:

Antes de surgirem as ferramentas que disparam e-mails em massa ou quando elas eram ainda inacessíveis por conta do preço ou conhecimento técnico necessário, as empresas mandavam e-mails de 50 em 50 com cópia oculta. Isso demandava um tempo absurdo para um retorno, muitas vezes insignificante.

Pense em quanto tempo não foi poupado apenas pelo fato de conseguir fazer a mesma coisa de uma maneira mais simples. Porém essa lógica funciona apenas até a página 2, existe um GRANDE PROBLEMA em pensar em fazer do jeito mais fácil 100% do tempo: quando se tenta fazer o mais fácil e cômodo a qualquer custo.

Eu ouço muita gente falando que o Manychat não traz bons resultados, que não consegue fazer vendas por lá e que o público é menos qualificado.

Tirando a parte que eles não conseguem fazer venda pelo Manychat, o restante é TUDO MENTIRA (ou é verdade apenas para eles).

Eu entendi o que eles estão errando quando eu ouvi a seguinte frase:

 

“Os leads não são tão qualificados como os leads que tenho na lista de e-mail, lá eu disparo um e-mail e as vendas acontecem.”

 

Se você não viu maldade na frase acima, eu vou detalhar:

O termo lead é utilizado com muita frequência quando se fala de comprar publicidade pela internet e nada mais é do que um cliente potencial cadastrado. O problema é que muitos empresários tratam leads como números.

 

“Se eu conseguir 1.000 leads eu faço X vendas”.

 

Vou te contar algo que não deve ser segredo para ninguém, inclusive pode compartilhar para todos os seus amigos: leads não são robozinhos que com certeza vão comprar de você toda vez que se juntam em grupos de 1.000. Leads são pessoas que têm necessidades reais, problemas reais e são motivados de maneiras diferentes.

A mágica do Manychat está em você poder conversar com um robô que resolve seus problemas, você deve tratar cada ferramenta com a sua particularidade. Os e-mails, em geral, são ferramentas de comunicação 1.0, ou seja, você envia o que você quer comunicar e menos de 1% vai te retornar com alguma dúvida.

Por outro lado, o Manychat utiliza como base a plataforma de troca de mensagens do Facebook, as pessoas estão acostumadas a responder e conversar por ela, é mais fácil, você não precisa se preocupar com formatação, você sabe quando a pessoa visualizou a sua mensagem…

Enfim, cada plataforma deve ser usada da forma que mais pode trazer retorno. Lembra desta frase:

 

“Os leads não são tão qualificados como os leads que tenho na lista de e-mail, lá eu disparo um e-mail e as vendas acontecem.”

 

Seguramente quem afirma isso está cometendo os dois maiores erros que os empreendedores e empresários cometem quando colocam o Manychat nas suas estratégias de vendas pela internet:

 

  1. Não conversam com pessoas, apenas escrevem mensagens para os Leads.

  2. Não se dão ao trabalho de adaptar a estratégia para cada ferramenta.

Como convencer Pessoas a comprarem seus produtos, utilizando o Manychat

No livro Arte da Guerra, de Sun Tzu, tem uma frase que TODO empreendedor deveria conhecer.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."

 

Traduzindo para as nossas estratégias de marketing, se você conhece o que você vende e conhece quem compra, você vai vender. Se você não conhece o seu público…

Vamos para a prática:

Na internet podem ter 4 tipos de compradores:

  • Movidos por Competição (colocar foto Bernardinho)
    Para eles, não basta ter sucesso, é importante também ser reconhecido como o melhor, maior ou mais bem pago.
  • Movidos por Benefícios (colocar foto Warren Buffet)
    O que importa são os fatos e benefícios da compra, não as promessas.
  • Movidos por Inspiração (Foto Steve Jobs)
    Precisam acreditar que é possível para eles ou que fazem parte de um movimento de transformação.
  • Movidos por Contato (Trump)
    Entenderam que estar próximo ou em contato direto com uma pessoa ou um grupo de pessoas favorece o seu crescimento.

 

Uma vez que você entende isso, fica muito mais fácil de entender qual é o desejo profundo daquela pessoa. Não adianta você querer vender a super oferta do ano para alguém que não é movido por benefício, talvez essa pessoa esteja mais interessada em quem ela pode conhecer por meio dessa oferta ou na exclusividade daquilo que é oferecido, pois sair na frente dos outros é mais importante para quem é movido por competição.

Uma vez que isso é entendido, fica mais fácil criar novas abordagens e ser mais assertivo nas estratégias com o Manychat. Este deveria ser o ponto de partida de todo empresário que utiliza o Manychat para vender.

De que adianta ter a atenção de 90% da sua audiência, para falar o que eles não querem ouvir?

E como adaptar as estratégias de e-mail marketing para o Manychat?

Antes de pensar em adaptação, vale relembrar que no Manychat o diálogo é tão importante quanto o que você tem a oferecer. Inclusive, eu perdi as contas de quantas vezes eu interrompi a sequência do próprio robô da ferramenta para conversar com a pessoa que tem dúvidas. Saber que existe um humano preocupado do outro lado pode aumentar, e muito, a sua taxa de conversão.

Eu vou te contar agora um segredo que só os alunos do meu curso específico de vendas com ManyChat terão acesso.

Olha só o tamanho do e-mail de convite, que você deve ter recebido para participar dessa série de aulas, veja se você estaria aqui nesta lição se essa mensagem grande estivesse em uma janelinha da tela do seu celular com um textão.

O Messenger é uma ferramenta do Facebook e, tudo o que as pessoas menos querem no Facebook é ficar lendo textão, no Manychat você precisa quebrar a mensagem em blocos.

Olha se não é diferente se eu te mando uma mensagem deste jeito:

O segredo das vendas com Manychat está na condução da conversa. Você precisa ter a condução da conversa, sem ser muito invasivo, é quase uma arte.

O fato é que quanto mais você tiver domínio das opções que as pessoas podem fazer, mais resultados positivos você terá.

Pense sobre isso, pegue os e-mails que você já dispara e pense como você poderia tornar essas mensagens mais humanas, para se tornarem uma conversa com pessoas e totalmente adaptadas para uma plataforma onde a condução é mais importante do que simplesmente transmitir uma mensagem.

Como você gostaria de receber a sua mensagem se estivesse do outro lado?

Por essa lição, vou ficando por aqui.

Não esqueça de comentar abaixo o que está achando da série, o que você já fez de estratégias, se deram certo, se não deram… Porque na próxima aula eu vou te contar um pouco mais das minhas estratégias.

Ah! Antes que eu me esqueça, vou lançar em breve um curso para quem quer se aprofundar e ter um passo a passo em mãos, quem prefere encurtar o caminho e ter tudo em mãos, fica atento que eu darei mais informações em uma próxima oportunidade.

Um grande abraço e até a próxima aula.

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